sábado, 30 de abril de 2011

O que é diesel batizado?















CONSEQÜÊNCIAS DESSA PRAGA VÃO DO BAIXO DESEMPENHO DO MOTOR ATÉ TRAVAMENTO DA AGULHA DE INJEÇÃO E DERRETIMENTO DO PISTÃO
Adecisão do governo de adiar para 2012 a melhora do diesel em todo o país, no que diz respeito à poluição, é só um dos problemas que cercam o combustível. O diesel nacional, além de ser pelo menos 10 vezes mais poluente que o europeu, ainda por cima às vezes é “batizado” com solvente ou água. Por isso, a Revista Pellegrino entrevistou um especialista da Bosch para se conhecer quais as armadilhas e alternativas para essa situação. Para Robinson Silva, chefe de Trade Marketing de Reposição Automotiva da Bosch, a baixa qualidade do combustível é tão séria que pode chegar a fundir o motor. “O combustível de má qualidade pode danificar o sistema de injeção de várias formas –se as partículas contaminantes entrarem no sistema, o resultado será o travamento do motor.”





VIDA ÚTIL MENOR Robinson descreve genericamente como funciona um sistema de injeção diesel. “A bomba aspira o combustível do tanque, gera a alta pressão necessária para uma correta pulverização do diesel na câmara de combustão do motor e determina a quantidade e o momento ideal de injeção do combustível em cada cilindro.” Dois pontos delicados do sistema são os injetores, onde ficam os bicos injetores (injetam o combustível no motor), e o filtro de combustível, instalado entre o tanque e a bomba para garantir a limpeza do combustível. Esta descrição do processo serve para todos os tipos de sistema, inclusive os controlados eletronicamente, com bombas UP.
Pois é exatamente em cima desses pontos nevrálgicos que um combustível de má qualidade exerce sua sanha destruidora. Uma das formas, segundo o especialista: a água presente no combustível oxida os componentes e, assim, reduz sua eficiência e vida útil.




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